sexta-feira, 10 de abril de 2009

CIRANDA DE PEDRA ( REDE GLOBO )









Em 1958, Laura e Natércio Silva Prado formam um dos mais bonitos e invejados casais da sociedade de São Paulo. Ele é um advogado conceituado e ávido para seguir uma vitoriosa carreira jurídica, e Laura é uma mulher elegante e culta.
O casal tem três filhas: a ardilosa Otávia, a religiosa Bruna, e a romântica Virgínia. A família mora em um imenso casarão do Jardim Europa e Virgínia, desde o nascimento, sempre foi muito apegada à mãe, e esta à filha caçula, o que despertou o ciúme das outras duas irmãs.
Virgínia é apaixonada por Conrado, filho do empresário Cícero Cassini, um homem rico, filho de imigrantes italianos e sócio de Natércio em uma Metalúrgica. Cícero é verdadeiramente apaixonado pela esposa Julieta e adora pegar no pé da filha Letícia, jogadora de tênis.
Mas, Laura sofre de distúrbios emocionais que a fazem ter crises constantes. Ora é tranqüila, simpática; ora é intragável e nervosa. Doente, ela se trata com o atencioso médico Daniel Freitas - com quem já teve um caso no passado -, que é o oposto de Natércio, sempre ocupado demais para dar atenção à esposa. Para fugir da falta de compreensão, Laura sempre busca o apoio de seu médico que, apesar de não manifestar, ainda é apaixonado por ela e se esforça para sublimar seus sentimentos. Não suportando mais conviver com a arrogância do marido, Laura decide acabar seu casamento. Natércio manda internar a esposa como louca.
Mas Daniel resgata a amada do sanatório e leva para morar em sua casa, um sobradinho no bairro da Vila Mariana. Fazendo visitas à mãe, Vírginia faz amizade com uma doce e tímia professora, Margarida, que é apaixonada por Eduardo, um engenheiro jovem, bonito e honesto, que acaba de chegar na cidade e logo se torna um grande amigo de Daniel.
Ela faz parte de uma família muito animada: sua irmã mais velha, Elzinha, só pensa em casar com um homem rico. E ainda esconde um segredo: sua irmã, Lindalva, na verdade é a sua filha com Patrício, filho de Urânia, dona do Grêmio da cidade. O pai de Margarida e Elzinha, Memé, vive às turras com a sogra, Dona Ramira.
Mas Natércio fará de tudo para ter sua mulher de volta, contando com o apoio de Frau Herta, sua fiel governanta, uma mulher austera e temida pelos demais empregados da mansão, que, na realidade, odeia Laura com todas as forças e é completamente apaixonada pelo patrão.
Uma historia tão envolvente como uma ciranda , com toda a sofisticação de uma epoca .








Como uma das melhores novelas de epoca que a globo ja produziu , Ciranda de Pedra , baseada na obra homonima de Lygia Fagundes Telles , não é um remake da versão exibida, em 1981, pela Rede Globo escrita por Teixeira Filho. Alcide Nogueira, autor da novela, disse que ao ser escalado para escrever um folhetim para a faixa das 18 horas, recebeu a sugestão da Globo para que escrevesse Ciranda de Pedra, conquanto que não se tratasse de um remake da versão de 81.
A autora Lygia Fagundes Telles, em matéria publicada na revista Veja São Paulo, disse que considera a nova adaptação de seu romance, feita por Alcides Nogueira, muito melhor que a versão anterior produzida pela Rede Globo em 1981. Lygia declarou, "O roteiro é muito delicado e cuidadoso".
Foi sim uma novela muito bem cuidada , que apesar dos baixos indices para o horario ( 30 pontos ), isso não impediu de se criar uma das melhores novelas de epoca que o brasil ja viu .









>>> Ficha Técnica:
Ano: 2008
Canal: REDE GLOBO(BR)
>>> Postado por Renan louzada
>>>Imagens e montagens:Renan louzada
>>> TV NOVELAS 2009